Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011




Mamam recebe recorte da 29ª Bienal de São Paulo


O Museu Aloísio Magalhães (Mamam), no Recife, recebe, às 19h desta quinta-feira (30), a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas. A mostra paulista exibirá 76 obras de nove artistas com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. Outras duas seleções de peças da Bienal estarão na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). O projeto itinerante reúne  850 obras de 159 artistas de diversos países participantes da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010.  

A escolha de trabalhos de artistas como Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Gil Vicente, Hélio Oiticica, mostra a importância da participação do Recife para a Bienal. Um dos destaques são as obras do colombiano Miguel Angel Rojas, que encontrou, na universidade em Bogotá, um ambiente que sugeria a revisão dos campos discursivos das artes, tanto pela pressão do engajamento político de esquerda quanto pelos questionamentos criados pela arte pop e pela arte conceitual.
 
Em contraste com atmosfera de liberdade e abertura, o artista mostra os lugares frequentados por homossexuais em busca de encontros amorosos, por meio de gravuras e fotografias que revelam a opacidade do universo gay da capital colombiana.  A escuridão e a necessidade de discrição estabeleceram limites à composição fotográfica, o que resultou em imagens granuladas, borradas, apenas focadas nas raras silhuetas definidas pelos reflexos de filmes de ações dos retratados.

A mostra da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas fica em exibição por cerca de dois meses em cada uma das 13 cidades programadas:  Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Juiz de Fora, Santos, Porto Alegre, São José dos Campos, Araraquara e Ribeirão Preto já abrigaram a mostra. A exposição passará ainda por Campinas e Brasília. 

VISITA VIRTUAL
Em iniciativa inédita no país, a Bienal de São Paulo apresentará nos espaços expositivos itinerantes uma visita virtual à exposição original em formato de vídeo 360 graus. O visitante poderá interagir com um vídeo produzido, indo e voltando no tempo e espaço, vendo o público trafegando pelo pavilhão ao mesmo tempo em que admira as obras.
 
SERVIÇO:

MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Dia 30 de junho, quinta-feira, das 19h às 22h
Rua da Aurora, 265, Recife, PE
81 3355 6870 l 3355 6871 l 3355 6872 | www.mamam.art.br
Horário de Funcionamento: de terça a sexta das 12h às 18h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h. 
 
FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco
Abertura dia 1º julho, sexta-feira
Galeria Vicente do Rego Monteiro
Visitação: terça a domingo, das 15h às 20h
Até 21 de agosto
Entrada gratuita
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife
Agendamento para escolas e grupos: 81 3073 6682
Informações: 81 3073 6692 | www.fundaj.gov.br
 
MEPE – Museu do Estado de Pernambuco
Abertura: 14 de julho, quinta-feira
Horario da abertura: 19h30
Local: Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960 Graças – Recife, PE   

Nenhum comentário:

Postar um comentário