Mostra retrospectiva festeja 20 anos de carreira de Leopoldo Nóbrega
Para celebrar 20 anos de carreira, nada melhor que a primeira exposição individual, ainda mais em sua terra natal: esse é o presente que Leopoldo Nóbrega recebe e dá ao público que acompanha sua trajetória, com a mostra “O imaginário folclórico e os homens que sapiens, sapiens”, em cartaz na Torre Malakoff a partir desta quinta-feira (29).
Artista plástico que trabalha com os mais variados suportes - cerâmica, desenho, cenografia e moda -, Nóbrega festeja a data redonda refletindo sobre as relações sociais e os arquétipos da cultura popular brasileira. Para ele, o trunfo da mostra é seu caráter retrospectivo. "Ela reúne os principais momentos da minha estrada e promove uma congruência dos públicos que conquistei ao longo dos anos, em diferentes segmentos", explica o artista no release oficial da exposição.
Beth Araruna assina a curadoria da exposição, explicando o papel da produção gráfica como manifestação inicial do talento e da criatividade marcantes do multiartista. “Usando o desenho em nanquim sobre papel com um traço limpo e claro, e também forte e complexo, Leopoldo Nóbrega desvenda seu inconsciente, revelando figuras arquetípicas e fantásticas de bichos e humanos, lendas e folclores, sonhos e realidades, num balanço entre o racional e o irracional”, diz ela.
A formação em química dá novas ferramentas a Nóbrega. "É um aprendizado que lhe permite extrair dos pigmentos as mais variadas cores e texturas, que, aplicadas sobre a cerâmica ou a porcelana, transformam-se em experimentos para as conceituações dos objetos de ambiente ou das coleções que desenvolve no segmento da moda”, continua a curadora
Cerca de cinquenta obras do recifense compõem a mostra, incluindo partes de cenários, telas, cerâmicas, porcelanas, instalações e criações de sucesso dos principais eventos de moda brasileiros. Leopoldo Nóbrega também vai apresentar uma série de desenhos inéditos desenvolvidos com nanquim, carvão e crayon, entre outras técnicas sobre papel.
SERVIÇO
Leopoldo Nóbrega - “O imaginário folclórico e os homens que sapiens, sapiens”
De 29 de junho a 21 de julho, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, no Recife Antigo)
Das 9h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 19h (sábados e domingos)
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário