Festival de Cinema de Triunfo exibe quase 50 filmes até o próximo sábado
Entre longas e curtas-metragens, 48 produções de vários estados do Brasil serão exibidas na quarta edição do Festival de Cinema de Triunfo, que começa nesta segunda-feira (15). A mostra acontece nesse município do Sertão pernambucano até o próximo sábado (20) e distribuirá, ao todo, R$ 47 mil em premiações. O homenageado deste ano é o produtor cultural Germano Coelho Filho, que morreu em novembro de 2010.
As sessões acontecem no Cine Teatro Guarany, que fica no Centro de Triunfo e é um dos cinemas mais antigos do Estado, inaugurado em 1922. A programação deste ano do festival conta com filmes de Pernambuco e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Ceará.
Na competição de curtas, o destaque é o documentário “As aventuras de Paulo Bruscky”, do diretor pernambucano Gabirel Mascaro. O filme se utiliza do suporte oferecido pela rede social “Second Life”, para expor a arte e traçar um perfil de Bruscky.
Já entre os longas, o documentário "Vigias", do também pernambucano Marcelo Lordelo, merece atenção especial. O filme, que encerrou a 43º edição do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, retrata a profissão de vigilantes noturnos que trabalham em condomínios do Recife. Alguns elementos da violência urbana são apresentados por uma ótica pouco observada.

Uma das características principais do Festival de Cinema de Triunfo é a integração de cineclubistas, realizadores e militantes da cultura de vários estados brasileiros, com a promoção de debates e formação. Durante a edição deste ano, a mostra abrigará o 2º Seminário “Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário