Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Mostra no Recife reúne filmes da atriz francesa Sandrine Bonnaire




Uma das atrizes mais talentosas do cinema francês, Sandrine Bonnaire ganha uma mostra especial. A coletânea passa por oito cidades brasileiras, entre elas o Recife, e é organizada pelo Institut Français com apoio da Embaixada da França no Brasil. No Recife, as exibições acontecem no Cinema da Fundação entre 12 e 18 de agosto. A entrada custa R$ 1 para todos. Confira a programação fornecida pela organização.

Sexta, 12 ago. - 15h30
XEQUE-MATE. Joueuse de Caroline Bottaro / Ficção, 2009, 97 minutos, cores. / Atores : Sandrine Bonnaire, Kevin Kline, Francis Renaud, Valérie Lagrange.  Em uma pequena vila de Córsega, a vida apagada e discreta de Hélène é composta por dias que se conectam e se parecem... Ela trabalha como camareira em um hotel e aparenta ser feliz com seu marido Ange e sua filha de quinze anos, Lisa. Tudo se confunde no dia em que ela surpreende, fascinada, um jovem casal de americanos muito sedutores jogando xadrez no terraço de seu quarto no hotel.

Sábado,  13 ago. - 15h30
AOS NOSSOS AMORES. A nos amours, de Maurice Pialat / Ficção, 1983, 100 minutos, cores, 35mm legendado em português. / Atores : Sandrine Bonnaire, Evelyne Ker, Dominique Besnehard, Pierre-Loup Rajot, Cyril Collard, Maurice Pialat. César do melhor filme 1984. César da melhor esperança feminina para Sandrine Bonnaire 1984. Prêmio Louis Delluc 1983. Suzanne, quinze anos, acumula aventuras amorosas sem conhecer o amor de verdade. Quando seus pais se separam, ela tem que enfrentar a hostilidade da mãe e do irmão, que condenam veementemente seu comportamento.

Domingo,  14 ago. - 15h45
SEM TETO NEM LEI. Sans toit ni loi de Agnès Varda / Ficção, 1985, 105 minutos, cores, 35mm legendado em português / Atores : Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss, Yolande Moreau. Leão de Ouro no Festival de Veneza 1985. Prêmio da Crítica internacional Fiipresci 1985. Prêmio Georges Méliès 1985. César 1985 da melhor interpretação feminina para Sandrine Bonnaire. Uma jovem andarilha morre de frio: apenas mais uma notinha de jornal. Teria sido morte natural? Seria um caso policial ou social? O que poderíamos saber dela e como reagiriam aqueles que cruzaram seu caminho? A câmera se cola a Mona, perscrutando sua errância, uma errância obrigada, pois as portas se fecham para ela.

Segunda,  15 ago. - 18h
A PURITANA
 (La Puritaine), de Jacques Doillon / Ficção, 1986, 90 minutos, cores. Atores : Laurent Malet, Michel Piccoli, Sabine Azema, Sandrine Bonnaire. Em 35mm.  Lá se vai um ano desde que Manon, 18 anos, fugiu de casa abandonando seu pai, Pierre, homem de teatro. Ela lhe escreveu para comunicar sua volta e pedir desculpas. Nessa noite, Pierre e sua companheira, Ariane, a esperam no teatro.

Segunda,  15 ago. - 20h
MULHERES DIABÓLICAS (foto)
. La Cérémonie de Claude Chabrol / Ficção, 1995, 111 minutos. Atores : Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jean-Pierre Cassel, Jacqueline Bisset, Virginie Ledoyen, Mélanie MaudrianMostra internacional de cinema de Veneza 1995 - Taça Volvi da melhor interpretação feminina para Sandrine Bonnaire e Isabelle Huppert. Discreta e calada, Sophie é escolhida pela rica família Lalièvre para tomar conta de sua mansão e faz amizade com a curiosa e intrometida Jeanne, dona do correio local. O problema é que Jeanne tem inveja dos Lalièvre e arquiteta um plano para prejudicá-los.

Terça, 16 ago. - 15h45
SENHORITA 
(2001) Mademoiselle de Philippe Lioret / Ficção, 86 minutos, cores, Produção : Alicéléo, Rhône-Alpes Cinéma, France 2 Cinéma / Atores: Sandrine Bonnaire, Jacques Gamblin, Isabelle Candelier, Zinedine Soualem. Em 35mm. Claire é um pouco careta. Certo dia, encontra Pierre, ator itinerante. Logo após, Claire perde o trem de volta para casa e é convidada por ele a viajar de carro. Após o breve encontro com Pierre, a tímida Claire
já não será mais a mesma.

Quarta, 17 ago. - 15h45
O NOME DELA E SABINE 
(Elle s'appelle Sabine), de Sandrine Bonnaire / Documentário, 2007, 85 minutos, cores. Em DVD. Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia num hospital psiquiátrico, passa a viver numa estrutura adaptada a ela, na região de Charente, na França.

Quinta, 18 ago. - 15h45
PODERÁ SER AMOR? 
(Je Crois Que Je l'Aime), de Pierre Jolivet / Ficção, 2007, Atores : Sandrine Bonnaire, Vincent Lindon, François Berleand. Cores. Duração 90’. Em DVD. Lucas, 43 anos, um homem de negócios divorciado, sente-se irresistivelmente atraído por Elsa, 38 anos, uma ceramista sofisticada a quem encomendou um painel para a fachada do seu edifício de escritórios. Intrigado pelo fato de esta jovem e bela mulher se encontrar descomprometida, Lucas decide pedir ao detetive da sua empresa para investigar a vida de Elsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário